Motoboy SP
Fale com Especialista
100% seguro

Dica do dia: como fazer a manutenção da sua moto

No “Dica do dia” de hoje, você vai conferir 5 dicas importantes para a manutenção preventiva da sua moto e garantir sua segurança e maior durabilidade da sua moto!

Preencha o formulário

As motos estão sempre em movimento, grande parte das vezes trafegando por um trânsito muito intenso e isso faz com que a moto sofra um desgaste naturalmente. Por isso, é importante sempre fazer a a manutenção preventiva da sua moto. É comum que todo motoboy tenha que levar a moto de tempos em tempos para suas devidas revisões, mas mesmo assim é muito importante ter um maior cuidado e observação com alguns itens específicos. Neste “Dica do dia” trazemos a vocês cinco dicas de itens que precisam de manutenção preventiva e merecem atenção por parte de todo motoboy, sendo: a corrente e o pinhão, os cabos e o comando, os pneus, o óleo e combustível e também as luzes.

Dica 01: Corrente e pinhão

Sem a corrente é impossível que a moto funcione, já que é essa peça que gera a tração para que a moto ande. Existem alguns pontos que devem ser verificados na corrente: 1° a lubrificação da corrente. Com o uso diário da moto, ela tende a ficar ressecada e isso é muito perigoso, podendo quebrar facilmente. Se você der uma olhada, verá que nos elos das correntes há anel de borracha e eles ressecam pela falta de lubrificação.

Para lubrificar as correntes use graxa em spray ou óleo. Nunca use graxa comum ou querosene e gasolina, pois isso causa um maior desgaste nas borrachas dos elos mencionados acima. Tente fazer essa lubrificação toda semana.

Veja também a folga da corrente, já que com o tempo, o conjunto pode apresentar folga e se acabar escapando é certeiro que a roda irá travar e geralmente isso causa acidentes graves. Então tente sempre manter a regulagem da corrente em dia. Se a regulagem da corrente chegar ao fim, nunca, em hipótese alguma você deve cortar a corrente, já que ela não terá mais o encaixe certo na coroa, fazendo com que pule os dentes e cause acidentes ainda piores.

Alguns modelos de motos usam correias no lugar das correntes e precisam de cuidados com lubrificação, limpeza e aperto com o eixo cardã. Nesses casos é importante fazer a manutenção nas trocas de óleo.

Dica 02: Cabos e comandos

Os cabos são os responsáveis pelo acionamento dos freios e do acelerador, por isso é sempre bom verificar qual o estado deles, verificando se existem alguns desgastes, já que se houver um desgaste que passou despercebido, um acidente é muito provável de acontecer. Já imaginou você em velocidade pelas ruas de São Paulo e ao tentar frear o cabo estoura?

Para prevenir esses tipos de acidentes o ideal é sempre lubrificar os cabos, ao menos uma vez por mês com óleo fino em spray, o mais recomendado é o famoso WD-40. Se você é motoboy profissional é importante fazer esse procedimento toda semana, para sua segurança e das pessoas nas ruas.

Fique de olho também se não há folga demais nos cabos, pois isso pode causar um mau funcionamento do componente. Se a folga for muito grande, o recomendado é trocar os cabos.

Dica 03: Pneus

Fique sempre de olho no estado e integridade dos pneus de sua moto, pois com o tempo ocorre um desgaste que diminui o atrito com o solo, o que pode fazer a moto deslizar e causar acidentes. Toda semana é importante calibrar a pressão dos pneus de acordo com as especificações do fabricante. Veja também, se não há objetos perfurantes preso nos pneus, como pregos, pinos ou outros objetos, podendo fazer com que o pneu comece a perder ar, algo que causa a perda da dirigibilidade da motocicleta e mais desgaste das bandas dos pneus.

É importante também verificar o estado das rodas, já que nossas vias em São Paulo na sua maioria possuem buracos ou quebra molas. Fique de olho nos amassados que podem aparecer com o tempo, eles podem causar perda de pressão nos pneus.

Dica 04: Óleo e combustível

O óleo da moto é vital para o bom funcionamento dela, e precisa estar sempre limpo e rodando por todo o motor fazendo assim ele irá durar por muito mais tempo. Por isso é bom sempre dar atenção a esse item e sempre fazer manutenção preventiva da moto tanto no óleo quando no combustível.

Uma dica que nem todo mundo sabe, principalmente quem acabou de comprar sua moto, é que o nível do óleo deve ser medido com a moto fria, alguns minutos depois de ser desligada, já que todo motor usa o óleo, o melhor é verificar o nível antes mesmo de sair com a moto. Faça as trocas de óleo conforme informado no manual da sua moto e evite que caiam sujeiras no óleo.

O filtro de óleo tem que ser trocado em cada troca de óleo, dessa forma ele mantem a integridade e faz corretamente sua função e você pode sair despreocupado, pois sem isso as motos podem travar o motor por falta de lubrificação, e fazer a manutenção quando ocorre travamento não é nem um pouco barata.

Use sempre um combustível de qualidade, afinal é o que mantem sua moto rodando. Se for ficar com a moto parada por um muito tempo é recomendado a trocar o combustível, já que ele envelhece e pode prejudicar o funcionamento da moto.

Dica 05: Luzes

Você sabe que as motos são veículos pequenos e muitas vezes mal são vistas no meio do trânsito caótico das cidades e grandes centros. Então devemos nos atentar as luzes, já que elas são essenciais para nossa segurança e de todos nas ruas. A trocar das lâmpadas da moto pode ser facilmente feita em casa, com algumas chaves e um pouco de força de vontade.

Conclusão

A manutenção preventiva da sua moto é muito importante, não só para um perfeito funcionamento da moto, como também para sua segurança, já que esses itens são impotentes para manter a integridade física do piloto e uma durabilidade maior de nossas motos, lembre que os pneus bem cuidados evitam acidentes, as correntes bem lubrificadas evitam quebras e panes, em caso de cabos quebrados podemos sofrer acidentes graves, o cuidado com óleo e combustível fazem diferença na vida útil da moto e as luzes funcionando garantem que outros motoristas e pedestres nos vejam.

Se você não é motoboy mas leu esse artigo até aqui, que tal contratar serviços de motoboys que fazem essas manutenções e garantir que suas entregas sejam em total segurança e rapidez? Entre em contato com nosso atendimento via Whatsapp!

Preencha os campos para iniciar a conversa no WhatsApp.